Bateria de notebook

Olá, neste post vou mostrar como abrir e analisar o conteúdo de uma bateria de notebook.


Introdução

Baterias podem perder a sua capacidade original de armazenar carga, não conseguindo manter o notebook funcionando quando o mesmo esta fora da rede elétrica.

Mesmo apresentando problemas, os componentes internos da bateria podem ser reaproveitados. Normalmente o que estraga é uma ou duas células 18650. Raras as vezes o que estraga é algum componente da placa BMS.

Ao longo deste texto, veremos quais os componentes que podem ser reaproveitados de uma bateria de notebook.


Baterias de notebook

Baterias de notebook normalmente são formadas por 6 células de Lítio 18650, onde 18 é o diâmetro e 650 é o comprimento. As células estão ligadas em paralelo de duas em duas, formando três pares ligados em série.

Além das células 18650, existe uma placa conhecida pela sigla BMS (Battery Managment System). Essa placa faz o controle da carga da bateria, faz a proteção e o controle de temperatura através de um sensor de temperatura (termistor).

Sabendo que numa associação em paralelo, mantem se a tensão (V) e soma-se a corrente (A), numa bateria de notebook de 4400mAh, cada célula 18650 possui 2200mAh.


Abrindo a bateria

Para abrir cada um dos motores serão necessárias as seguintes ferramentas:

  • Óculos de proteção
  • Luvas de segurança
  • Chave de fenda pequena
  • Chave de fenda média
  • Alicate de corte

ATENÇÃO! Antes de executar os passos abaixo, lembre de usar óculos de proteção e luvas de segurança.

As imagens abaixo estão na sequência do processo de abertura da bateria.





Neste ponto temos as células 18650 totalmente retiradas do invólucro. Das quatro células ligadas em série, duas estão ligadas em paralelo com outras duas células.

Aqui podemos ver a placa BMS (Battery Management System) conectada as células 18650.


Neste ponto vemos o sensor de temperatura (termistor) ligado a placa BMS. É por meio deste sensor que a placa BMS fará o controle de temperatura da bateria.

Na imagem acima vemos como as células 18650 estão ligadas em série e em paralelo.


Aqui podemos ver que cada célula 18650 possui dois códigos. O primeiro, que aparece em todas as 6 células, é o part number e através dele temos acesso ao datasheeet da célula. O outro número é o número de série de cada célula.

Aqui temos o sensor de temperatura (termistor) conectado a placa BMS.


Avaliando as células 18650

Uma célula 18650 pode ser considerada como dani cada quando a sua tensão estiver muito abaixo dos 1V. Células que estejam acima dos 1V podem ser consideradas células boas e poderão ser reaproveitadas.

Dizer que uma célula esta boa ou não apenas medindo a sua tensão pelo voltímetro (ou pelo multímetro) não é su ciente. Células que apresentam tensão muito próxima de 0V, podem ser descartadas. As demais devem ser carregadas e testadas. Explicar como carregar e testar células 18650 esta fora do escopo deste post.


Finalizando

Espero que tenha gostado e que este post possa ser, de alguma forma, útil nas suas pesquisas e estudos.

Um grande abraço e até o próximo post.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power bank

Investimentos - Renda fixa

Educação brasileira