ChatGPT - Experimento 01 - Script SQL
Olá, neste post vou mostrar como usar o ChatGPT para transformar um arquivo texto contendo perguntas em um script SQL para criar e popular um banco de dados relacional.
Motivação
Como recrutador técnico para vagas de desenvolvimento de software, utilizo vários questionários, um para cada nível e área exigida pela vaga.
Elaboro os questionários utilizando um editor de texto simples, por exemplo, o bloco de notas do Windows. É simples e prático, mas não muito eficiente. O ideal seria armazenar as perguntas e respostas em um banco de dados relacional e depois recuperar as perguntas utilizando consultas SQL.
O problema é que não tenho tempo para modelar o banco de dados, preparar o script SQL para criar a estrutura do banco de dados e tão pouco, criar o script para popular o banco de dados. Dá muito trabalho, consome muito tempo.
Então pensei: será que, se eu enviar um arquivo texto contendo perguntas para o ChatGPT, ele consegue gerar um script SQL para criar e popular um banco de dados de perguntas?
Simmm, o ChatGPT consegue!!!
Ahh, você vai reparar que o prompt que utilizei foi bem mau estruturado. Mesmo assim, ele gerou o script corretamente.
O experimento
Prompt que utilizei: Criar script SQL para armazenar os dados do seguinte texto:
1) Você está treinando um modelo de IA para prever se clientes de um banco são bons pagadores. Qual métrica você deve usar para minimizar falsos negativos (ou seja, clientes que não pagam, mas foram considerados bons pagadores)? a) Acurácia b) Precisão c) Recall d) F1 Score 2) Maria quer utilizar uma IA para separar clientes em grupos com base em seus hábitos de consumo, sem ter rótulos pré-definidos. Qual tipo de aprendizado é mais adequado? a) Supervisionado b) Não supervisionado c) Aprendizado por reforço d) Semi-supervisionado"
Resposta do ChatGPT: Segue o script SQL completo para armazenar as perguntas, opções de resposta e as informações sobre quais opções são corretas:
-- Criação da tabela para armazenar as perguntas CREATE TABLE perguntas ( id INT AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY, texto TEXT NOT NULL ); -- Criação da tabela para armazenar as opções de resposta CREATE TABLE opcoes ( id INT AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY, pergunta_id INT NOT NULL, texto TEXT NOT NULL, correta BOOLEAN NOT NULL, FOREIGN KEY (pergunta_id) REFERENCES perguntas(id) ); -- Inserção das perguntas INSERT INTO perguntas (texto) VALUES ('Você está treinando um modelo de IA para prever se clientes de um banco são bons pagadores. Qual métrica você deve usar para minimizar falsos negativos (ou seja, clientes que não pagam, mas foram considerados bons pagadores)?'), ('Maria quer utilizar uma IA para separar clientes em grupos com base em seus hábitos de consumo, sem ter rótulos pré-definidos. Qual tipo de aprendizado é mais adequado?'); -- Inserção das opções de resposta para a pergunta 1 INSERT INTO opcoes (pergunta_id, texto, correta) VALUES (1, 'Acurácia', FALSE), (1, 'Precisão', FALSE), (1, 'Recall', TRUE), (1, 'F1 Score', FALSE); -- Inserção das opções de resposta para a pergunta 2 INSERT INTO opcoes (pergunta_id, texto, correta) VALUES (2, 'Supervisionado', FALSE), (2, 'Não supervisionado', TRUE), (2, 'Aprendizado por reforço', FALSE), (2, 'Semi-supervisionado', FALSE);
Interessante que além de gerar o script, ele explicou a estrutura das tabelas e explicou como utilizar o script.
Estrutura- Tabela perguntas: Contém o texto das perguntas
-
- Coluna id: Identificador único para cada pergunta
- Coluna texto: Texto da pergunta
- Tabela opcoes: Contém as opções de resposta
-
- Coluna id: Identificador único para cada opção
- Coluna pergunta_id: Relaciona a opção com a pergunta correspondente
- Coluna texto: Texto da opção de resposta
- Coluna correta: Indica se a opção é a correta (TRUE ou FALSE)
- Execute o script em um banco de dados MySQL ou compatível
- As tabelas estarão prontas para consultas e manipulação, como a criação de uma interface para exibição ou para processar respostas de usuários.
Finalizando
Espero que tenha gostado e que este post possa ser, de alguma forma, útil nas suas pesquisas e estudos.
Um grande abraço e até o próximo post.
Comentários
Postar um comentário