Recrutamento e Seleção

Olá, neste post vou relacionar alguns pontos sobre o processo de recrutamento e seleção.


1. Recrutamento e Seleção

O recrutamento e seleção é o processo de atrair, entrevistar, selecionar e contratar pessoas para ocuparem determinadas posições de trabalho.


2. Recrutamento

É a busca por profissionais que estejam alinhados com a posição de trabalho. As principais ações que fazem parte desta etapa:

  • Elaboração da descrição da vaga;
  • Divulgação da vaga em múltiplos canais;
  • Atração dos candidatos.

Obs: O processo de recrutamento termina quando o candidato entrega o currículo.

Os tipos de recrutamento mais comuns:

  • Interno
    • Promover ou deslocar um funcionário de um setor para outro setor dentro da empresa
    • Divulgar a vaga internamente e verificar se alguém tem interesse em participar do processo de seleção
  • Externo
    • Profissionais que estejam desempregados
    • Profissionais que estejam empregados em outras organizações
  • Misto
    • Combinação do interno e do externo

3. Seleção

É a identificação do candidato certo para ocupar a posição de trabalho. As principais ações que fazem parte desta etapa:

  • Triagem de currículos
  • Entrevistas (comportamentais e técnicas)
    • Pessoalmente
    • Por telefone
    • Por videoconferência
  • Testes psicométricos (ou testes de aptidão)
  • Testes de personalidade
  • Testes de simulação (consiste em reproduzir o drama em palco)
  • Dinâmicas de grupo
    • Utilizada para avaliar a integração, relacionamento, engajamento, união e motivação do candidato
  • Seleção
  • Contratação

Obs: O processo de seleção termina quando o candidato é contratado.


4. Hard Skills vs Soft Skills

As hard skills são habilidades/conhecimentos técnicos relacionados a oportunidade de trabalho. Já as soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento/atitude do profissional.

Alguns exemplos de soft skills:

  • colaboração: compartilhar conhecimento, ajudar colegas do time
  • flexibilidade: adaptar-se a mudanças de escopo, tecnologias, gerência
  • trabalhar sob pressão: continuar produzindo mesmo em situações adversas
  • comunicação eficiente: falar com clareza, saber falar com níveis diferentes de profissionais
  • liderança: ser capaz de motivar, orientar, ajudar outros membros da equipe, mesmo não tendo o papel de líder

5. Gestão de pessoas

São políticas que a empresa adota em prol dos colaboradores visando o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas políticas mais adotadas:

  • Horário flexível
  • Trabalho remoto
  • Clima organizacional
  • Remuneração e benefícios
  • Festas de final de ano
  • Plano de carreira
  • Avaliação de desempenho

Finalizando

Espero que tenha gostado e que este post possa ser, de alguma forma, útil nas suas pesquisas e estudos.

Um grande abraço e até o próximo post.


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