Recrutamento e Seleção
Olá, neste post vou relacionar alguns pontos sobre o processo de recrutamento e seleção.
1. Recrutamento e Seleção
O recrutamento e seleção é o processo de atrair, entrevistar, selecionar e contratar pessoas para ocuparem determinadas posições de trabalho.
2. Recrutamento
É a busca por profissionais que estejam alinhados com a posição de trabalho. As principais ações que fazem parte desta etapa:
- Elaboração da descrição da vaga;
- Divulgação da vaga em múltiplos canais;
- Atração dos candidatos.
Obs: O processo de recrutamento termina quando o candidato entrega o currículo.
Os tipos de recrutamento mais comuns:
- Interno
-
- Promover ou deslocar um funcionário de um setor para outro setor dentro da empresa
- Divulgar a vaga internamente e verificar se alguém tem interesse em participar do processo de seleção
- Externo
-
- Profissionais que estejam desempregados
- Profissionais que estejam empregados em outras organizações
- Misto
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- Combinação do interno e do externo
3. Seleção
É a identificação do candidato certo para ocupar a posição de trabalho. As principais ações que fazem parte desta etapa:
- Triagem de currículos
- Entrevistas (comportamentais e técnicas)
-
- Pessoalmente
- Por telefone
- Por videoconferência
- Testes psicométricos (ou testes de aptidão)
- Testes de personalidade
- Testes de simulação (consiste em reproduzir o drama em palco)
- Dinâmicas de grupo
-
- Utilizada para avaliar a integração, relacionamento, engajamento, união e motivação do candidato
- Seleção
- Contratação
Obs: O processo de seleção termina quando o candidato é contratado.
4. Hard Skills vs Soft Skills
As hard skills são habilidades/conhecimentos técnicos relacionados a oportunidade de trabalho. Já as soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento/atitude do profissional.
Alguns exemplos de soft skills:
- colaboração: compartilhar conhecimento, ajudar colegas do time
- flexibilidade: adaptar-se a mudanças de escopo, tecnologias, gerência
- trabalhar sob pressão: continuar produzindo mesmo em situações adversas
- comunicação eficiente: falar com clareza, saber falar com níveis diferentes de profissionais
- liderança: ser capaz de motivar, orientar, ajudar outros membros da equipe, mesmo não tendo o papel de líder
5. Gestão de pessoas
São políticas que a empresa adota em prol dos colaboradores visando o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas políticas mais adotadas:
- Horário flexível
- Trabalho remoto
- Clima organizacional
- Remuneração e benefícios
- Festas de final de ano
- Plano de carreira
- Avaliação de desempenho
Finalizando
Espero que tenha gostado e que este post possa ser, de alguma forma, útil nas suas pesquisas e estudos.
Um grande abraço e até o próximo post.
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